segurança do trabalho
Caldeira ou Gerador de vapor é um equipamento que se destina a gerar vapor através de uma troca térmica entre o combustível e a água, sendo que isto é feito por este equipamento construído com chapas e tubos, cuja finalidade é fazer com que água se aqueça e passe do estado líquido para o gasoso, aproveitando o calor liberado pelo combustível que faz com as partes metálicas da mesma se aqueça e transfira calor à água produzindo o vapor.
A finalidade de se gerar o vapor veio da revolução industrial e os meios da época que se tinha era de pouca utilização, mas o vapor no inicio serviu para a finalidade de mover máquinas e turbinas para geração de energia e locomotivas, com advento da necessidade industrial se fez necessário à necessidade de cozimentos e higienização e fabricação de alimentos, se fez necessário à evolução das caldeiras.
Nas Indústrias do inicio do século XVIII, muitos eram os inconvenientes pela combustão local de carvão de calor. As primeiras máquinas destinadas à geração de vapor surgiram para sanar este problema, uma vez que a energia era captada em uma unidade central e distribuída para diversos setores da Empresa.
Assim, o vapor tinha se tornado o “carro-chefe” da revolução industrial. Era o fluido transportador de energia, tanto na forma de temperatura como de pressão.
A criação da NR-13: Caldeiras e Vasos de Pressão foi um grande avanço quanto à segurança destes equipamentos e durante anos foi à única legislação oficial existente para caldeiras e vasos de pressão.
2. Tipos de Caldeiras e Vasos de Pressão
No início da revolução Industrial surgiram as Caldeiras flamotubulares, também denominadas de caldeiras de tubos de fogo ou tubos de fumaça ou ainda fire-tubeboiler no idioma inglês.
Na Figura 01 é apresentado um modelo construtivo de uma caldeira Flamotubular. Estas caldeiras apresentam uma fornalha ( A ) na qual ocorre a queima do combustível, e em seguida, os gases provenientes da combustão (gases quentes