segurança do trabalho
Este relatório foi montado a partir de observações e atividades por mim desenvolvidas na realização do estágio curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Minas da UFCG, com a finalidade de integrar os conhecimentos acadêmicos adquiridos ao longo do curso, com a realidade profissional. Tal estágio foi realizado na Pedraq, empresa produtora de brita, com operação nas áreas de desmonte de rocha e britagem. Para alguns profissionais da área, o termo pedreira é aplicado a empresas que produzem blocos de rocha e/ou britagem de minerais não metálicos, como por exemplo granitos, mármores, calcários, quartzito, entre outros.
INTRODUÇÃO
A necessidade de rocha britada para construção civil, desenvolveu na região o surgimento de empresas voltadas ao fornecimento de material básico para este setor. Uma das empresas que mais se destacou foi a Pedraq - Pedreira Queimadas LTDA, uma das maiores fornecedoras de brita da região de Campina Grande. Esta empresa detém a maior instalação de britagem dentre as empresas de mesma área de atuação no Estado. O material produzido por esta empresa, ou seja, a brita, é utilizada principalmente na fabricação de concreto de cimento, pavimentação rodoviária, lastro de estrada de ferro, aterro e outras. Para que a brita chegue ao mercado, são necessárias algumas etapas preliminares, indispensáveis à produção deste insumo, as quais foram alvo deste estágio, destacando-se entre elas o desmonte de rocha e a britagem. Estes processos foram acompanhados e discutidos durante os cinco meses de duração do estágio. Assim, serão mostrados neste relatório todos os processos, presenciados durante o estágio, para a produção de brita bem como sua classificação granulométrica.
1) A EMPRESA
A empresa na qual foi realizado o estágio, Pedraq - Pedreira Queimadas LTDA, é regida pelo Diretor-Presidente Maurício Cloves de Almeida.
Esta possui potencial