segurança do trabalho
O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.
Dois cânceres de pele que são importantes lembrar
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum.
O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.
Pode ter as seguintes aparências:
Podem ser pequenos, brilhantes, lisos, escamosos e ásperos, firmes e avermelhados, com crostas ou sangramentos, ou possuir outros aspectos
Carcinoma Basocelular é uma forma de câncer de pele que se desenvolve lentamente. começa na primeira camada da pele, chamada de epiderme. Ele cresce lentamente e é indolor. Uma nova formação na pele que sangra facilmente ou que não cicatriza direito pode indicar um carcinoma basocelular. A maioria desses cânceres ocorre em regiões da pele que são regularmente expostas à luz do sol ou a outras radiações ultravioleta. Ele também pode aparecer no couro cabeludo.
Exames
O médico examinará a pele e observará o tamanho, o formato, a cor e a textura das áreas suspeitas um pequeno pedaço de pele será removido da área e examinado em um microscópio. Esse procedimento é denominado biópsia de pele. Ele deve ser realizado para confirmar o diagnóstico de carcinoma basocelular.O procedimento exato a ser usado depende do local com suspeita de câncer de pele.
Sintomas:
O carcinoma basocelular pode apresentar apenas uma aparência levemente diferente da pele normal. O câncer pode parecer uma protuberância ou formação na pele:
Com aspecto perolado ou ceráceo
De cor branca ou rosa claro
Cor de pele ou marrom
Em alguns casos, a pele pode estar apenas um pouco elevada ou mesmo achatada.
Pode-se ter:
Uma ferida na pele que sangra com facilidade
Uma ferida que não cicatriza
Pontos que vazam líquidos ou que apresentam crosta na ferida
Aparência de uma ferida cicatrizada sem ter machucado a região
Vasos sanguíneos irregulares no local ou ao redor