SEGURANÇA DO TRABALHO
Quando se fala em segurança no trabalho, muitas pessoas já pensam logo no setor da empresa que estará sempre “pegando no pé” e sempre estará exigindo o cumprimento de normas por todos os empregados. A Segurança no Trabalho é de suma importância para todos os empregados, como também, para os empregadores. Muitas empresas ainda veem segurança do trabalho como um custo e tendem a acreditar que esta área nunca trará lucro para a empresa, mas não consegue visualizar os custos maiores que existem quando um empregado está afastado por conta de não ter seguido as recomendações necessárias para um trabalho seguro. Ao cumprir-se os requisitos de segurança, ao utilizar os epi’s corretos, estaremos contribuindo para a diminuição de incidentes/acidentes no trabalho, que geram muitos custos as empresas e acima de tudo podem interromper a trajetória profissional, ou até mesmo levar a óbito.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo