segurança do trabalho
Assunto: Conjuntivite
Público Alvo: Alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Objetivo: Conscientizar e informar sobre a prevenção da doença
Data: 17/06/3013
Fique de olho na conjuntivite e observe os cuidados para evitá-la
A conjuntivite pode ser definida como uma inflamação de uma membrana que revesta a parte da frente do olho e o interior das pálpebras, a conjuntiva. Essa membrana é responsável por produzir um líquido que irá lubrificar o olho para que ele não fique muito seco.
Quando a conjuntiva sofre uma irritação ou inflamação, seus vasos sanguíneos ficam dilatados fazendo com que ocorra a vermelhidão do olho, inchamento das pálpebras, coceira e lacrimejamento. Normalmente dura por volta de 3 a 15 dias, dependendo se for tratada ou não, e não deixa sequelas.
Existem quatro tipos principais de conjuntivite: irritativa, alérgica, viral e bacteriana.
• A conjuntivite alérgica é causada por algum tipo de perfume ou pó que irrita a conjuntiva.
• A conjuntivite irritativa pode ocorrer após algum contato com um agente químico, como poluição, fumaça, sabão, sabonetes, sprays, cloro, produtos de limpeza.
• A conjuntivite viral ou bacteriana já é mais grave e podem ser transmitida por contato, transmissão pelas mãos, toalhas, cosméticos ou uso prolongado de lentes de contato.
Sintomas:
Os principais sintomas da conjuntivite são: olhos vermelhos e lacrimejando muito; inchamento das pálpebras; sensação de sujeira nos olhos; secreções; coceira; sensibilidade à claridade. A presença e as características, caso haja, da secreção são fundamentais para poder se descobrir com qual tipo de conjuntivite está se lidando. Caso haja secreção de pus, é necessário que se vá imediatamente a um oftalmologista.
Através de cuidados simples, é muito fácil evitar a conjuntivite: evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes; lave com frequência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a