Segurança do trabalho
Para que as organizações tenham sucesso, é importante que seu corpo gerencial assuma um papel pró-ativo.
Entretanto, isto não é o suficiente. É necessário que o líder esteja preparado para ser o agente das mudanças, desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades humanas, motivando talentos e influenciando positivamente o comportamento de seus funcionários.
Motivar trabalhadores ponderando as suas capacidades, competências, aspirações e necessidades são algumas das funções mais importantes das chefias diretas. A influência gerencial sobre os subordinados exige liderança eficaz e continuar na motivação da equipe E para que isso aconteça é necessário adaptar técnicas de liderança, motivação, comunicação e interação pessoal.
A motivação é um dos inúmeros fatores que contribuem para o bom desempenho no trabalho.
Funcionários motivados ainda são raros. Porém nem sempre as organizações criam condições motivacionais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer interesse e satisfação no trabalho. As empresas querem funcionários motivados, mas não sabem como motivá-los.
Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, (chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais).
Estas necessidades são forças internas que impulsionam o comportamento frente às diversas situações na vida.
Para que a motivação aconteça dentro de uma empresa precisam existir estímulos internos como expectativas (dinheiro, segurança, reconhecimento, recompensas entre outros).
A idade é outro fator que tem grande influência na motivação:
• Dos 20 aos 30 anos: Nesta fase que ocorre o maior numero de mudanças de emprego e tentativas de se adequar ao mundo corporativo A tarefa a cumprir é amadurecer, experimentar e desafiar. Dentro de uma equipe equilibrada, o profissional com esta idade é quem tem mais condições de fazer, quebrar paradigmas, perguntar os necessários motivos das coisas.
• Dos 30 aos 40 anos: Tem como objetivo completar o que foi