Segurança do trabalho
Quem trabalha em boas empresas já deve ter encontrado pelo menos um dos dois profissionais mais chatos que existem, o "Técnico de Segurança do Trabalho" ou o "Engenheiro de Segurança do Trabalho". A chatice deste dois profissionais se baseia simplesmente em evitar alguns prejuízos que relacionamos a seguir:
1. Evitar acidentes que danifiquem ferramentas de trabalho, pois toda e qualquer ferramenta de trabalho é adquirida pela empresa para assegurar o trabalho bem feito, eficiente e dentro de normas que garantam a boa qualidade e preço competitivo.
2. Evitar que se danifiquem os produtos fabricados pela empresa, pois qualquer produto danificado é sinônimo de prejuízo material, onerando toda uma cadeia produtiva.
3. Evitar que o funcionário machuque terceiros, pois além de todo o desconforto e transtorno causados por um acidente deste tipo, a empresa terá que arcar com indenizações que além de onerar a cadeia produtiva, poderiam ser evitadas.
4. Evitar que o funcionário e/ou o prestador de serviços venha a se machucar, pois neste caso podemos citar uma série de inconvenientes, exemplo:
· O funcionário é afastado, deixando de produzir suas funções e ainda tem que ser remunerado neste período.
· O funcionário tem que ser substituído, sendo assim também um prejuízo para a cadeia produtiva.
· Todo acidente causa a diminuição do ritmo de produção dos outros trabalhadores, pois quebra todo o clima do setor e às vezes até de outros setores.
· Muitas vezes estes acidentes trazem prejuízos para o instituto nacional de previdência social, que tem que repassar verbas para este acidentado, verba esta que se não precisasse ser usada nestes casos engordaria o valor disponível para aposentadorias.
· Em uma empresa onde os funcionários são bem instruídos no tocante a prevenção de acidentes de trabalho, o custo com a prevenção torna-se muito menor.
· E o mais importante de todos os itens, esta chatice toda garante que o funcionário