Segurança do trabalho
Entre elas: * Atividades de solda - "óculos de soldador". * Trabalhadores da indústria do vidro. * Trabalhadores da indústria metal - mecânica e similares, como a automobilística. * Trabalhadores da indústria de madeira e seus derivados (como móveis) * Trabalhos com radiações ultravioleta. * Manipulação de substâncias químicas. * Medicina e diagnóstico laboratorial, assim como manipulação de material biológico diverso, como em bacteriologia. * Podem ser incluídos entre estes os óculos e máscaras para mergulho, alguns realmente óculos, apenas vedando o contado dos olhos com a água, seja doce e salgada, não incluindo o nariz no isolamento propiciado.
Cada tipo de óculos possui diversas opções de desenho, conformação ao rosto, material e lentes, conforme seu uso.
Materiais de confecção do corpo: nylon, PVC, vinyl, poliestireno, borracha.
Material de confecção das lentes: tela de aço inox, acetato, acrílico, policarbonato, poliestireno vidro comum ou resistente ao impacto (vidro temperado).
Durante a execução de trabalhos, tais como: esmerilhamento, corte, furação, dentre outras, geram partículas sólidas de diversos tamanhos ou fagulhas, que são projetadas no ar, podendo colidir com os olhos e/ou face do operador.
De maneira geral, a função do protetor facial é oferecer ao usuário uma proteção à face contra impacto das partículas volantes multidirecionais, provenientes das execuções das atividades. Proteção da face contra respingos de produtos químicos e proteção adicional à visão além dos óculos de segurança. Há alguns protetores faciais com particularidades na sua proteção, como é o caso por exemplo dos protetores faciais para uso em altas temperaturas, execuções de trabalhos de soldagem e eletricidade.
O uso de mascaras de solda