SEGURANÇA DO TRABALHO NA ATIVIDADE INDUSTRIAL
MOTOSSERRA
VITORIA /ES
2014
Sumário
Sumário 2
1-INTRODUÇÃO 8
2 - HISTÓRICO DA REGULAMENTAÇAO DE SEGURANÇA DA MOTOSSERRA 9
3 - BREVE DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO 11
4 - DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA 12
4.1- REGISTRO DE PORTE 13
6 - RISCOS NA OPERAÇÃO 1
6.1 - PRINCIPAIS CAUSAS DE OCORRÊNCIA DE ACIDENTES 2
7 - PRINCIPAIS ÁREAS DE PERIGO 3
8 - MEDIDAS DE SEGURANÇA 4
9 - ACIDENTES RELATADOS 6
10 - CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXO V - MOTOSSERRAS 9
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a regulamentação de segurança da motosserra, fazer uma breve descrição de funcionamento da máquina, diagnosticar os riscos que o operador está exposto, identificar as principais áreas de perigo, bem como as medidas preventivas de segurança e os Equipamentos de Proteção Individual a serem adotados para redução de riscos no ambiente de trabalho.
2 - HISTÓRICO DA REGULAMENTAÇAO DE SEGURANÇA DA MOTOSSERRA
A motosserra é classificada como uma ferramenta acionada por motor a gasolina e para a utilização da mesma o operador deve ser bem treinado para o manuseio, conforme instruções do fabricante e também deve estar ciente de todos os riscos na operação da ferramenta e do combustível.
Apesar da evolução tecnológica, a motosserra continua sendo muito utilizada, substituindo o machado e a serra manual (traçador) nas operações de derrubada, no desgalhamento, traçamento e destopamento de madeira. O maior mercado de motosserras são as pequenas e médias empresas florestais e os proprietários rurais, que as utilizam na execução de pequenos serviços.
A primeira motosserra projetada para a colheita florestal apareceu no ano de 1916. Uma inovação em nível mundial desenvolvida por Andréas Stihl, foi uma motosserra acionada por eletricidade, comercializada em 1926, utilizada em pátios de madeireiras. Após três anos, surgiu a