como preparar-se para um bom casamento.
Como preparar-se para um bom casamento
CONSTRUIR um prédio exige preparação meticulosa. Antes de lançar o alicerce, é preciso adquirir o terreno e desenhar as plantas. Contudo, algo mais é vital. Jesus disse: “Quem de vós, querendo construir uma torre, não se assenta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem bastante para completá-la?” — Lucas 14:28.
2 O que se aplica a construir um prédio aplica-se também a construir um bom casamento. Muitos dizem: “Quero me casar.” Mas quantos param para calcular o custo? Embora a Bíblia fale bem do casamento, ela também chama a atenção aos seus desafios. (Provérbios 18:22; 1 Coríntios 7:28) Por conseguinte, os que pensam em se casar têm de ter um conceito realístico tanto das bênçãos como dos custos de estar casado.
3 A Bíblia pode ajudar. Os seus conselhos são inspirados pelo Originador do casamento, Jeová Deus. (Efésios 3:14, 15; 2 Timóteo 3:16) Usando os princípios contidos nesse antigo, porém bem atualizado livro, determinemos (1) Como pode a pessoa saber se está preparada para o casamento? (2) O que se deve procurar num prospectivo cônjuge? e (3) Como manter honroso o namoro?
ESTÁ PREPARADO PARA SE CASAR?
4 Construir um prédio talvez custe muito dinheiro, mas cuidar de sua manutenção a longo prazo também é dispendioso. É similar com o casamento. Casar-se já parece ser bastante desafiador; mas, manter uma relação conjugal, ano após ano, também precisa ser levado em conta. O que envolve manter tal relação? Um fator vital é assumir um compromisso sério. É assim que a Bíblia descreve a relação conjugal: “O homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” (Gênesis 2:24) Jesus Cristo indicou qual é a única base bíblica para o divórcio com possibilidade de novo casamento — a “fornicação”, isto é, relações sexuais ilícitas fora do casamento. (Mateus 19:9) Se você está pensando em se casar, lembre-se dessas normas bíblicas. Se não está preparado para esse