SEGURANÇA DO TRABALHO MAPA DE RISCO E ATRIBUIÇÕES PARA MELHORIAS
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DA ZONA LESTE
CURSO TECNICO DE ADMINISTRAÇÃO
SEGURANÇA DO TRABALHO
MAPA DE RISCO E ATRIBUIÇÕES PARA MELHORIAS
SÃO PAULO – SP
2014
LETÍCIA BRAGA Nº 34
TAIS TEOFILO Nº 28
SEGURANÇA DO TRABALHO
MAPA DE RISCO E ATRIBUIÇÕES PARA MELHORIAS
Trabalho de Gestão de Pessoal III apresentado como requisito parcial a obtenção de nota, ao 3º semestre no curso de Administração, pela escola técnica ETEC da Zona Leste.
Orientador (a): Viviane
SÃO PAULO – SP
2014
1 SEGURANÇA DO TRABALHO
Também conhecida por segurança industrial, essa função tem como preocupação fundamental?
1. A prevenção de acidentes no trabalho;
2. A eliminação de causas de acidentes no trabalho
A prevenção de acidentes no trabalho é um programa de longo prazo que objetiva, antes de tudo, conscientizar o trabalhador a proteger sua própria vida e a dos companheiros por meio de ações mais seguras e de uma reflexão constante sobre a descoberta a priori de condições inseguras que possam provocar eventuais acidentes no trabalho. Portanto, é mais um programa educativo, de constância e de fixação de valores do que um programa técnico. Um programa de prevenção de acidentes deve estar sustentado sob dois aspectos fundamentais:
1. O humano: a preocupação está centrada no bem-estar e na preservação da vida humana do trabalhador no seu horário de trabalho.
2. O econômico: o numero de faltas ao trabalho causado por acidentes no trabalho e o custo respectivo para a empresa são tamanhos que a prevenção é, sem dívida, o melhor caminho a percorrer.
Um modelo de gestão de segurança industrial prevê em primeiro lugar uma política clara que reflita a preocupação da cúpula da empresa com relação ao assunto; um sistema de procedimento que regulamente em detalhes as diretrizes dessa política; uma equipe formada por profissionais competentes e recursos suficientes