Segurança do trabalho- definiçoes sesmt, cipa
1 – O que significam as siglas: SESMT, CIPA, PPRA, PCMSO?
Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho - (SESMT)
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - (CIPA)
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - (PPRA)
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
2 – Qual a finalidade dessas atividades na empresa?
Os SESMT, tem a finalidade de promover à saúde e proteger a integridade do trabalhador, no ambiente de trabalho, é composto por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho além de médicos e enfermeiros do trabalho.
A CIPA tem como finalidade a prevenção de acidentes e doenças derivadas do trabalho, de maneira a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O PPRA propende à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, pelo meio da antecipação, reconhecimento, julgamento e lógico controle dos acontecimentos de riscos ambientais existentes ou que decorram a ter no local de trabalho, tendo em importância a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
O PCMSO tem a finalidade de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, ou seja, tem como objetivo a preservação da saúde dos empregados dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças profissionais.
3 – Descreva a ação de cada uma.
As ações esperadas pelo SESMT são realizar pesquisas e levantamentos de perigos e riscos e ações de controles dos mesmos, bem como assistir a CIPA e outros departamentos no que diz respeito a segurança e saúde no trabalho (SST), ilustrar e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
As ações esperadas pela CIPA de acordo com NR 5 são: a) Identificar os riscos do processo de trabalho, e organizar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde tiver; b) Criar plano de trabalho