Segurança de Risco
Sabemos que hoje em dia a prevenção de acidentes é a melhor forma de minimizar os riscos do dia a dia. No diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos e rurais. O que diferencia a Engenharia Ambiental das demais profissões que atuam na área ambiental é que, além de identificar e avaliar a dimensão do problema, ela consegue propor a solução, projetá-la, implantá-la e monitorá-la.
Planejamento de Segurança de Risco.
Listaremos os principais riscos que uma Instituição como Anhanguera (Niterói), se depara ao perceber a difícil tarefa de se enquadrar as normas governamentais de segurança: problemas sérios de infraestrutura, excesso de alunos, insegurança, acessibilidade para os deficientes e capacidade de reagir aos problemas no menor tempo possível. São algumas das diversas dificuldades que a Instituição possui para minimizar os efeitos dos riscos provocados pelos diversos perigos identificados. Apesar das variadas formas de acidentes e perigos que cada indivíduo pode sofrer dentro de uma instituição de ensino. Vamos nos ater, apenas há quatro grandes riscos que podem ser identificados, avaliados, solucionados e monitorados. Se durante o nosso estudo, de prevenção de risco forem aparecendo outros riscos. Cada risco terá sua descrição a parte. Principais Situações de Risco:
Incêndio: Podem ocorrer em decorrência de uma falha estrutural, falta de manutenção decorrente ao tempo, má manutenção por falta de técnica (com a instalação ou aparelhos de pequeno porte), sobrecarga nas instalações elétricas e fios soltos (desencapado).
Grande Concentração de Fumaça: Podem ocorrer devido à má ventilação do local, espaços pequenos e espaços obstruídos.
Desabamento: Excesso de alunos, rachaduras (diagonais), incêndio (não controlado).
Pisoteamento: Excesso de alunos, pânico, acesso à saída obstruída, corredores estreitos.
Anhanguera Niterói.
1º Risco.
O primeiro caso se refere à