Análise HTP
O presente estudo apresentou certas limitações, e os autores concluiram que, com base nos resultados obtidos, concluiram que o HTP não contribui para o processo de avaliação de abuso sexual e recomendam que não seja usado para identificar ou confirmar a correncia dessa possibilidade.
O texto menciona também um artigo,o qual apresenta dois casos: um em que havia certeza de abuso sexual (a criança tinha relatado o episódio à mãe) e o outro em que havia suspeita do acontecimento (a professora tinha levantado essa suspeita). Após o ocorrido, a menina com a qual havia certeza do acontecimento passou a se desenhar sem braços, e após 6 meses desenhou “o homem que não gosto” o qual continha uma linha na região genital.A segunda menina, após acompanhamento de uma psicóloga, confirmou que também estava sofrendo abuso sexual, nesse caso por parte do irmão e possivelmente da mãe. A aplicação do HTP revelou que os desenhos apresentavam-se fálicos, e o irmão foi desenhado com um “terceiro membro”. Baseado nesse aplicação, o artigo conclui que a aplicação do HTP associada aos relatos verbais os desenhos e aos dados de obervação das crianças em diferentes ambientes, os desenhos contribuiram para a identificalçao da agressão sofridas por elas.
O texto apresenta duas pesquisas?
1) Foram selecionados pacientes acima de 21 anos e obesidade mórbida. A aplicação baseou-se em dois desenhos da figura humana, um de cada sexo. Para a análise do material coletado foi elaborado um protocolo de avaliação, composto de 41 indicadores envolvendo aspectos gerais, formais e