Segurança da informação
Introdução
Segurança da Informação está cada vez mais relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de garantir a integridade e preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma empresa. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não se fixando apenas a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados e informação, mas também a dos sistemas em si.
Conceitos
A Segurança da Informação se refere à defesa dos dados existentes sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa para assegurar que eles estejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito, ou as pessoas às quais foram enviados. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
Podem ser estabelecidas regras para a definição do nível de segurança existente e, com isto, serem estabelecidas as bases para análise da melhoria ou piora da situação de segurança existente. A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infra-estrutura que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.
Os atributos básicos são os seguintes:
* Confidencialidade - limitação ao acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, aquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
* Integridade - garantia de que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida