Segurança da informação
Nos últimos anos os incidentes relacionados com a segurança da informação vêm aumentando na mesma proporção que o aumento de usuários passou de milhares para centenas de milhões de usuários pelo globo até nos tempos de hoje.
Por ser uma tecnologia de evolução que quase diária, à medida que visionaram esse meio de comunicação mais rápida e eficiente para viabilizarem grandes sites de compras, acesso a contas bancarias, dados de gerenciamento do governo e de grandes empresas no mercado; com a criação de programas e softwares para gerenciar as atividades de grandes corporações privadas, estatais, e até das forças armadas. Com a facilidade extrema de conexão rápida e eficiente em grandes movimentações com a utilização da internet, surgem também hackers e até pessoas leigas no assunto na era da informação digital, disseminando códigos como vírus, worms, trojans e dentre outros vários tipos como para capturar informações sigilosas. Causando grandes transtornos na segurança da informação nas grandes empresas.
Também tem outro fator preocupante, mais que os ataques externos nas redes, um grande problema e o vazamento de informações pessoais e confidenciais de uma empresa, roubadas por um funcionário mal intencionado. Por mais que tenha um grande investimento na segurança, atualizando programas e maquinas para que não venham a sofrer ataques de vírus ou hackers, as empresas e ou corporações nacionais e internacionais, pouco pode-se fazer em relação a utilização de um celular com câmera que pode virar uma grande arma na era digital, possibilitando que um funcionário mal preparado e ou com alguma divergência coma empresa tire fotos de arquivos confidencias, projetos secretos, protótipos etc. expondo essas informações a empresas concorrentes ou divulgando e sites e jornais, acarretando assim grandes prejuízos financeiramente e possíveis perdas de contratos.
Outro fator preocupante com o desenvolvimento da tecnologia na informação é a utilização