Segurança da Informação
Que medias as empresas vem tomando em relação à segurança de suas informações?
Objetivo geral da pesquisa
A segurança da informação dá-se a proteção de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um individuo ou uma empresa.
Algumas das características básicas da segurança da informação é a confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade.
A confidencialidade é a inacessibilidade da informação, que não pode ser divulgada para um usuário, entidade ou processo não autorizado. A integridade refere-se à informação que não deve ser alterada ou excluída sem autorização. A autenticidade consiste na veracidade das informações, onde é possível confirmar a identidade da pessoa ou entidade que presta a informação. E a disponibilidade é o acesso aos serviços do sistema para usuários autorizados.
Para Sêmola (2003), o objetivo da segurança da informação pode ser classificado em três aspectos: tecnológicos, físicos e humanos.
Camada Física: é onde está o hardware (computadores, servidores, meio de comunicação). As empresas armazenam seus dados em servidores de rede ou em estações compartilhadas. O controle de acesso aos recursos de TI, equipamentos para fornecimento ininterrupto de energia e firewalls são algumas das formas de se gerir a segurança desta camada.
Camada Lógica: é a utilização de software para a funcionalidade do hardware, são normas, regras, protocolo de comunicação onde ocorrem transações e consultas. A segurança refere-se aos acessos que os usuários têm as aplicações em ambientes informatizados. As ferramentas de controle da segurança dessa camada são imperceptíveis para as pessoas que não trabalham no ambiente de informática, apenas sendo possível esse reconhecimento quando se tem seu acesso barrado pelo controle de acesso. A forma de manter a segurança nessa camada é manter o software de sistema operacional sempre atualizado