segurança automovel
Como exemplos de elementos que contribuem para a segurança passiva de um veículo podemos referir os seguintes:
• os airbags frontais e laterais
• as barras protetoras nas portas
• a carroçaria com estrutura de deformação programada (que absorve a energia do embate matendo, dentro do possível, a região do habitáculo indeformada)
• os bancos com efeito anti-submarino, evitando que os pés e pernas do condutor penetrem na zona dos pedais
• a coluna de direção retráctil
• os encostos de cabeça reguláveis em altura
• os pré-tensores dos cintos de segurança
Airbags/Sidebags
Bolsa de ar (também denominada de almofada de ar) que, em caso de colisão, pode ser insuflado no sentido de proteger os ocupantes do veículo contra danos físicos. Hoje em dia, a maioria dos automóveis já vem equipado com vários airbags de série.
Cinto de segurança
É um dos equipamentos básicos da segurança passiva, e o mais importante deles todos, pois alguns outros equipamentos só executam sua função adequadamente se as pessoas estão presas ao cinto.
Presente em todos os carros, ele é fundamental para prender o ocupante ao banco durante um acidente e evitar que ele se choque contra painel, pára-brisa, volante, outro ocupante ou que a pessoa seja jogada para fora do veículo
Pedais
Para evitar lesões nas pernas e pés, fabricantes, como a Opel, desenvolveram um sistema que desarma a pedaleira (ela se solta de seus pontos de fixação) em caso de impacto frontal.
Controlador de velocidade: é chamado em inglês de cruise control (controle de cruzeiro), termo encontrado em vários carros importados. O sistema conta com um sensor que informa a velocidade do carro para uma central de comando eletrônico. Esse dispositivo aciona um atuador que controla a injeção de combustível. Assim, a central eletrônica mantém o carro na velocidade predeterminada pelo motorista, mesmo em aclives ou declives. Ao pisar no freio, a aceleração é interrompida. O recurso é muito cômodo para