SEGURAN A DA INFORMAÇÃO
I. Introdução Atualmente contamos com um alto nível de dados sendo processados, este elevado número nos proporciona um facilidade de comunicação, também uma automatização em praticamente todos os setores. Portanto a indústria, comercio, agropecuária, serviços e órgão públicos tem seus processos se tornando cada vez mais informatizados e automatizados, isto nos mostra como as tecnologias da informação estão tendo um papel fundamental na sociedade como um todo. Entretanto toda essa “informatização” gera um extraordinário número de dados, isso levanta uma questão “como proteger esses dados?” sendo que muitos são extremamente restritos a um seleto grupo de executivos ou políticos de alto escalão. Muitos desses dados são de sigilo máximo, o que é de vital importância na segurança de uma grande empresa ou até mesmo um pais.
(http://fernandogsantana.provisorio.ws/blog/?p=45) acessado 30/05/2015 as 18:15
II. Características básicas da segurança da informação Como já citado a um enorme numero de dados a serem mantido em sigilo, para isso foram criado a tríade CIA (Confidentiality, Integrity and Availability) confiabilidade integridade e disponibilidade, representa os principais atributos que, atualmente, orientam a análise, o planejamento e a implementação da segurança para um determinado grupo de informações que se deseja proteger.
Confidencialidade – Diz respeito à inacessibilidade da informação, que não pode ser divulgada para um usuário, entidade ou processo não autorizado;
Integridade – A informação não deve ser alterada ou excluída sem autorização;
Disponibilidade – Acesso aos serviços do sistema/máquina para usuários ou entidades autorizadas.
Autenticidade- Visa estabelecer a validade da transmissão, da mensagem e do seu remetente. O objetivo é que o destinatário possa comprovar a origem e autoria de um determinado documento.
III. Mecanismo de segurança
Controles físicos: são barreiras que limitam o contato ou acesso direto a