Segundo A Teoria Marxista
490 palavras
2 páginas
Segundo a teoria marxista , o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e estado. No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção. Marx criou uma teoria própria sobre o comunismo. Ele chamou essa sua teoria sobre o comunismo de "socialismo científico". Argumentou que há uma série de etapas no desenvolvimento da história, isso significa que ele era um determinista econômico. Acreditava que o modo de produção é fundamental em uma sociedade e que o socialismo seria inevitável porque haveria uma transformação do modo de produção da sociedade. Socialismo foi o sistema que realmente foi colocado em prática. Comunismo pleno nunca existiu e não passa de uma utopia.
2;. No começo do século XX, os socialistas sabiam que seu movimento dependia da sociedade capitalista. A versão da teoria de Marx adotada pela maioria deles implicava que o socialismo era um estado de coisas que sucederia o capitalismo, mas eles observaram que a sociedade capitalista com crescimento mais intenso no mundo, os EUA, não possuía um movimento socialista significativo.
Os socialistas da época tentavam se diferenciar de todas as maneiras possíveis daquilo que eles persistiam em considerar como um bloco burguês monolítico e continuavam comprometidos com o objetivo de longo prazo de atingir uma sociedade pós-capitalista. Uma das principais características foi seu estatismo.
O comunismo do século XX teve, desde seu início, uma dimensão dupla: o movimento revolucionário, por um lado; o sistema de poder estatal, por outro. A história do comunismo como movimento revolucionário em escala mundial está ligada à história da Rússia e, em seguida, à da União Soviética. E o