Segundo trabalho de cdp
Como pedido deve-se montar o diagrama de blocos do sistema montado no LASEC:
No diagrama mostrado acima, temos:
Ki – Bloco que converte o erro (tensão de referência menos a realimentação) para uma escala de até 5V, que é o máximo valor suportado pelo driver.
Compensador – Bloco do compensador PI, projetado para controlar e assimilar as perturbações do sistema, de modo que a altura do nível de água se mantenha no valor desejado.
Kd – Bloco que representa o driver, a bomba e o motor. Após este bloco, a informação enviada para a saturação já é a vazão. O ganho do conjunto foi calculado como o quociente entre a máxima vazão na saída da bomba e a máxima tensão de alimentação do driver (5V).
Saturação – É o valor máximo da vazão da bomba. Este valor foi passado para o sistema internacional de unidades, e tem valor igual a 2,433×10-4m3/s.
G(s) – Bloco que representa a planta do sistema, transformando a vazão do sistema em altura.
Gs=HsFi(s)= 1As
Onde A é a área do reservatório, em m².
Perturbação – Esse bloco representa a abertura que existe no reservatório de água, que permite a saída do líquido para um recipiente numa posição inferior.
Ks – Bloco que representa o sensor do equipamento. Transforma, portanto a altura do nível de água em uma tensão equivalente. Essa tensão deverá ser comparada novamente com a entrada, por meio de uma realimentação negativa.
1.2- O que é um acionamento do tipo PWM?
O acionamento do tipo PWM (Pulse Wide Modulation) consiste em variar a tensão de saída do driver através da modulação de sua razão cíclica. O sinal original (no caso, contínuo) é “picotado”, e durante um ciclo elétrico há momentos em que o sinal é aplicado à saída (nível alto), e outros em que a tensão é nula (nível baixo). A figura abaixo ilustra a situação para diferentes