teste
Satisfação no Trabalho: Um Estudo na Sede Administrativa da Companhia Docas do
Pará em Belém/CDP-Pa
Paulo Sérgio Nery Gama1
Resumo: O debate sobre satisfação no trabalho tornou-se necessário na gestão de empresas, pois a partir de diversos estudos realizados constatou-se que o fator satisfação contribui na eficiência dos funcionários e na prática de suas atividades. Assim, um dos grandes desafios das empresas é propor um ambiente de trabalho motivador para seus funcionários. Nessa perspectiva, o estudo se justifica pela importância em expandir conhecimentos teóricos a respeito da temática abordada. Para isso, busca-se verificar o nível de satisfação dos funcionários da CDP em Belém com o escopo de identificar os aspectos que fragilizam e potencializam o nível de satisfação. E, deste modo, sugerir ações que alavanquem satisfação e qualidade na execução de serviços voltados à área administrativa da referida empresa. A pesquisa, portanto, possibilita um maior nível de liberdade na abordagem dos fatores que estariam ou não influenciando nas atividades relacionadas pelos mesmos.
Introdução
O capitalismo se apresenta de forma predominante em todos os campos do mercado, pois visa o lucro e a produtividade. Entretanto, a preocupação com a lucratividade e a produção pode ocasionar o “esquecimento” da humanização do trabalho e da responsabilidade social da empresa, a qual engloba tanto o atendimento das necessidades quanto as pretensões dos funcionários em relação ao seu ambiente de trabalho.
Além disso, com a globalização e a grande competitividade no mercado tornou-se necessário as empresas adotarem uma nova concepção em relação aos funcionários, visto que através destes a mesma almeja alcançar seus objetivos eminentemente lucrativos. Com isso, percebe-se que muitas organizações não enfatizam a satisfação no ambiente de trabalho em virtude focalizar apenas, ou primordialmente, o seu crescimento econômico/financeiro. A partir desse contexto a