Segunda Guerra Mundial
INTRODUÇÃO
A Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, foi o maior conflito da história da humanidade. Estima-se que tenha causado mais de 70 milhões de mortes, além de ter alterado profundamente o decorrer da história. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre as causas, o desenvolvimento e as consequências da Segunda Guerra.
SITUAÇÃO DA EUROPA ANTES DA GUERRA A Primeira Guerra alterou radicalmente a situação política e econômica da Europa. Os países vitoriosos haviam aumentado seu território, enquanto os Impérios derrotados sofreram severas perdas. Um sentimento de nacionalismo revanchista se alastrava por diversos países, especialmente a Alemanha, que foi a maior prejudicada pelo Tratado de Versalhes. Novos Estados também foram criados a partir do colapso da Áustria-Hungria e do Império Otomano. A Rússia passou por uma revolução, que acabou com a criação da União Soviética. Contrastando com esse nacionalismo que se instalava nos países derrotados, um forte movimento pacifista se desencadeou, especialmente nos países vitoriosos, devido ao terror que a Primeira Guerra causara.
As ideias totalitárias se espalhavam cada vez mais. Na Itália, Benito Mussolini chegou ao poder com o movimento fascista, e passou a aplicar uma política externa agressiva, com o objetivo de tornar o país uma potência mundial. Na Alemanha, Hitler havia se tornado chanceler e iniciado uma campanha de rearmamento no país, ignorando o Tratado de Versalhes.
A França e a Inglaterra seguiam com uma política tolerante diante das atitudes de Hitler, apostando na diplomacia para que não se iniciasse uma nova guerra. Hitler, sempre prometendo que não possuía intenções beligerantes, tirou a Alemanha da Liga das Nações, em 1936 remilitarizou a Renânia, na fronteira com a França, e em 1938 anexou a Áustria, que apoiava as ideias nazistas. No mesmo ano, reivindicou a posse dos Sudetos, na Tchecoslováquia. Sua exigência foi acatada, e a Inglaterra e França cederam a