segunda guerra mundial
(1939-1945)
Introdução
A Segunda Guerra Mundial foi decorrente de um conjunto de fatores de uma profunda crise econômica e grandes tensões políticas e sociais em várias partes da Terra. Nesta conjuntura despontaram regimes totalitários, sobretudo na Alemanha, na Itália e no Japão. A ideologia expansionista principalmente destas potências levou-as a se apetrecharem militarmente. Nasceu, assim, um clima de tensão internacional que ficou marcado por várias ações belicistas.
Causas da 2° Guerra Mundial
Nacionalismo:
A crise político-econômica mundial do período entreguerras;
Militarismo;
Disputa de territórios;
Imperialismo;
Disputas prévias não resolvidas;
Um complexo sistema de alianças;
Governos não unificados;
Corrida armamentista;
Planejamento militar rígido;
O fracasso da Liga das Nações
A Liga das Nações foi uma organização criada pelo Tratado de Versalhes, após a primeira Guerra Mundial, tinha como objetivo promover a paz entre os povos. Porém, essa organização não foi capaz de atingir sua meta. Os principais motivos para o seu fracasso foram a demora em aceitar participação da Alemanha e da União Soviética, além da ausência dos Estados Unidos como país-membro.
Uma das medidas mais importantes tomada pela Liga das Nações foi a proibição de cláusulas secretas nos acordos diplomáticos, no entanto, não foi seguida pelos países-membros, que firmaram acordos secretos entre si, sem consultar a Liga.
A propaganda nazista
A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina... A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma ideia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião". Adolf Hitler escreveu tais palavras em 1926, em seu livro Mein Kampf , no qual defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo que compreendia o racismo, o antissemitismo e o anti bolchevismo.
Após