Segunda Guerra Mundial
Trabalho de História
2ª Guerra Mundial
Professora: Patricia Bianchet
Aluna: Danieli Roberta de Oliveira
3°4
Taió, 16 de setembro de 2014.
1- Antecedentes:
Tratado de Versalhes (1919) - foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial. Impôs várias sanções e restrições à Alemanha, como: reconhecimento da independência da Áustria, proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados, e etc.
Fascismo na Itália – os fascistas ganham força na Itália sob a liderança de Benito Mussolini.
Em 1929 ocorre a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e a crise econômica afeta a economia de vários países do mundo todo, inclusive a brasileira.
Em 1933, Adolf Hitler torna-se chanceler da Alemanha e começa a implantar o regime nazista na Alemanha e, futuramente nos países ocupados.
Em 1933, entra em vigor o “New Deal”, plano econômico criado pelo governo Roosevelt para tirar a economia norte americana da recessão.
Em 1936 tem início a Guerra Civil Espanhola. No ano seguinte, aviões alemães bombardeiam a cidade espanhola de Guernica. Era o apoio de Hitler aos franquistas contra os republicanos.
Em 1938, a Alemanha anexa a Áustria. No ano seguinte, a Polônia é invadida pela Alemanha. França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Começa a Segunda Guerra Mundial.
2 - Anos:
Início da guerra: 1939
Fim da guerra: 1945
3 - Blocos:
Aliados: Reino Unido, Estados Unidos, França, União Soviética, Brasil.
Eixo: Alemanha, Japão, Itália.
4 – Causas: Podemos considerar que a principal causa que originou a Segunda Guerra Mundial (1935-1945) foi a ideia de Hitler de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, desta forma, a obtenção de poder e recursos materiais (principalmente matérias-primas). Estes objetivos seriam conquistados, de acordo com as intenções