Segunda guerra mundial
Secretaria de Estado da Educação, SP.
Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá
UNESP – Campus de Guaratinguetá
Departamento de Matemática
Coordenador Prof. Dr. José Ricardo Zeni
Metodologias de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Matemática I (Curso Inicial)
!"
TEIA DO SABER 2006 − Metodologias de Ensino da Matemática
1. PALESTRA DE MOTIVAÇÃO:
MOVIMENTO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR E SATÉLITES ARTIFICIAIS
A mecânica celeste é a parte da astronomia que estuda o movimento dos corpos celestes. A análise do movimento orbital de corpos celestes é uma das ciências mais antigas e foi a motivação inicial para a maioria dos trabalhos de Isaac Newton.
A primeira grande obra da astronomia foi escrita por Ptolomeu por volta de 127 e
141 d.C. Chamada pelos astrônomos árabes de Almagest, “O Grandioso”, se tornou o texto principal da astronomia até meados do século XVI. Pouco se sabe da vida de Ptolomeu, apenas que viveu na Alexandria (na época uma província romana).
Baseou-se nas idéias de Aristóteles e Hiparco para criar uma descrição completa de movimento de todos os corpos celeste conhecidos, que estivessem de acordo com as observações. Hiparco, considerado o maior astrônomo da antiguidade, nasceu em Nicomédia
(atual Izmit, na Turquia). Produziu sua obra entre 150 e 125 a.C, sendo o primeiro a aplicar a idéia de epiciclos à descrição do movimento dos corpos celeste em torno da Terra.
No sistema de descrito por Hiparco, posteriormente renovado por Ptolomeu. O Sol e a Lua orbitavam a Terra, que se encontrava fixa no centro do universo. Os demais planetas conhecidos descreviam órbitas epicíclicas, também em torno da Terra.
No ano de 1473, nasce na Polônia Nicolau Copérnico, astrônomo que formulou a teoria heliocêntrica, na qual o Sol ocupava o centro do universo e os planetas orbitavam ao redor dele, contrariando tudo que fora imposto até