Segunda guerra mundial
Saiba o que são, definição, tipos, resíduos sólidos industriais, lixo, coleta seletiva, reciclagem
Definição
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).
Fonte de produção
Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Coleta seletiva e reciclagem
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.
Resíduos sólidos perigosos
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
Gestão Inclusiva de Resíduos Sólidos
A coleta de materiais recicláveis dá uma contribuição econômica e ambiental significativa para as prefeituras e também fornece uma fonte de renda para milhões de pessoas ao redor do mundo. Quando catadores de materiais recicláveis contribuem para os sistemas de gestão de resíduos sólidos, quantidades significativas de resíduos e de recicláveis são redirecionados do fluxo de resíduos, e a dependência de matérias primas virgens se reduz. Uma publicação de 2010 da ONU Habitat estimou que os catadores de materiais recicláveis realizam entre 50 e