Seguidor solar com Arduino
(solar tracking) acoplado a um painel fotovoltaico
Ludimila Gonçalves Pereira
1. Introdução
Nota-se que o aumento da demanda energética somado à crescente preocupação com a preservação do meio ambiente estão impulsionando a comunidade científica a analisar e incentivar a adoção de fontes alternativas de energia que sejam menos poluentes, renováveis e cujos impactos ambientais sejam minimizados.
O Brasil por ser um país localizado em sua maioria próximo à linha do Equador possui um grande potencial para aproveitamento de energia solar durante todo o ano [1]. Devido à alta incidência solar e a presença de reservas de quartzo para produção de silício [2], matéria prima utilizada na fabricação de células solares, o país apresenta uma situação favorável quanto à opção de se incluir a geração energética solar na matriz energética brasileira.
É bem verdade que os custos envolvidos na implantação de sistemas fotovoltaicos ainda representam um limitador para tal crescimento. Nesse sentido, a adoção de um sistema com painéis fotovoltaicos móveis, ou seja, painéis que apresentam liberdade para modificação da posição e/ou do ângulo de inclinação, possibilita a maximização da intensidade luminosa incidente a partir de um dispositivo chamado seguidor solar (solar tracking). O uso de um seguidor solar acoplado a um painel fotovoltaico pode torná-lo mais eficiente do ponto de vista de aproveitamento energético uma vez que uma maior incidência solar nas suas células representa uma maior quantidade de energia elétrica produzida.
Diante desse cenário, este resumo apresenta uma proposta de automação de um sistema fotovoltaico com seguidor solar cujo controle automático de posição em função da incidência solar, visando o aumento de sua eficiência energética, utiliza o Arduino, um microcontrolador de baixo custo e vinculado à comunidade de software livre.
2. Células solares
Células solares são