Segmentos de Turismo
Ecoturismo é um segmento que utiliza de patrimônios naturais e culturais para poder ser utilizado por pessoas que gostam geralmente de algo relacionado à natureza e a sua biodiversidade.
Para desenvolver o ecoturismo tem de usar seus atrativos de forma sustentável para que possa manter e cuidar para o futuro. Uma vez desgastada e destruída, não há modos de regenerar rapidamente ou mesmo de se regenerar.
Uns dos atrativos do ecoturismo são: Rafting, Trekking, Cascading, Canionismo, Rappel, etc.
Esse tipo de turismo pressupõe atividades que promovam a reflexão e a integração homem e ambiente.
Muitas cidades se desenvolveram a base do ecoturismo, um exemplo é Brotas, muitas pessoas a procuram por causa de suas corredeiras para a prática de rafting.
Turismo Cultural
Este segmento é a procura pelo patrimônio histórico e cultural desenvolvido por uma cidade ou região.
Um dos intuitos desse tipo de turismo é para pessoas relembrarem sobre o passado, mostrar as gerações mais novas, locais e costumes ainda preservados geralmente por órgãos não governamentais (ONG’s) e de domínio privado.
Dentro do turismo cultural podemos abranger outros tipos como: Turismo Cívico, Turismo Religioso, Turismo Místico, etc.
Um dos mais conhecidos é o turismo religioso...
Turismo de Estudos e Intercâmbio
Como muitos pensam essa forma de turismo não é somente o deslocamento da pessoa para outra cidade somente para estudos de línguas geralmente estrangeira, mas também podendo acrescentar que pode ser para abranger alguma atividade específica, como área técnica ou acadêmica (graduação, pós-graduação).
Este segmento pode ser tratado como relevante para o crescimento e fortalecimento do turismo brasileiro, pois pode ser proposto como solução para os períodos de baixo fluxo turístico. E pode ajudar a cidades que não possuem algum tipo de atrativo turístico.
Turismo de Esportes
Turismo de esporte compreende as atividades turísticas decorrentes da prática,