dentista
A saúde começa pela boca! A boca é de fundamental importância para a nossa saúde por ser o local onde desempenhamos várias funções vitais. Sabemos que a boca é povoada por um grande numero de bactérias e fungos, porém, quando as defesas do organismo estão enfraquecidas, estes microorganismos naturais se proliferam, podendo atingir outros órgãos do corpo.Quando a saúde bucal não está em harmonia, ela se torna uma porta de entrada de diversas doenças.
IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL:
Reduzir a quantidade de patógenos na cavidade oral
Evitar complicações sistêmicas como a endocardite bacteriana, a pneumonia bacteriana e a doença pulmonar obstrutiva crônica. (Scannapieco, 1996 apud Almeida,2006)
Diminuição do tempo de internamento do paciente, com consequente diminuição dos custos hospitalares(Jarber et al., 2007)
A higiene oral é uma atitude simples com um poder de repercussão imenso para o ser humano!
Os tratamentos antineoplásicos geram como reação adversa uma série de complicações bucais que, muitas vezes, impedem ou atrasam o tratamento diminuindo a qualidade de vida e dificultando a alimentação destes pacientes. Vamos elencar e ilustrar as situações bucais mais comuns que são condições de risco à saúde dos pacientes:
1. PLACA DENTAL, SABURRA LINGUAL, PRÓTESE SUJA
Língua normal e rosada
Língua com saburra: branca, verde, marrom
Placa dental
Prótese suja
As cerdas da escova devem ser posicionadas à 45º, na linha da gengiva. Realizam-se movimentos vibratórios envolvendo três dentes, e puxa-se para baixo. Repete-se em todos os dentes.
Na superfície de mastigação, escova-se com movimentos de vai e vem. Com a ponta das cerdas limpamos a parte de trás dos dentes anteriores.
Realizar o bochecho com a solução de clorexidina 0.12% de 12 em 12 horas, sempre após à escovação. Segurar a solução por 1minuto na boca e permanecer 30minutos após sem comer e beber nada.
Limpeza da escova: Após a escovação deve-se aplicar uma gota de sabonete líquido nas cerdas,