Segmentação Mercado Moda praia
CONCEITO DE SEGMENTAÇÃO
Mercados não são homogêneos porque refletem as diferenças existentes na população. As diferenças mais evidentes como renda, faixa etária e sexo, por exemplo, dão uma idéia de suas possibilidades de variação. Mesmo em condições sócio-econômicas bastante homogêneas, observam-se diferenças nos padrões de comportamento com base em características de natureza psicológica e comportamental. Em conseqüência, essas diferenças se refletem no padrão de consumo das pessoas. Pode-se dizer que as necessidades, embora semelhantes (fisiológicas, de segurança, de afeto, de status e de auto-realização - segundo Maslow) são satisfeitas de maneira diferentes através dos desejos e das limitações impostas pelo poder de compra.
Segmentar o mercado então é uma maneira de identificar e dividir o mercado em subgrupos distintos, caracterizados por necessidades, desejos e gostos particulares relativamente homogêneos, de modo a permitir uma abordagem mais adequada e uma maior adequação de produtos, serviços, comunicação, etc., a esses grupos de pessoas.
A segmentação de mercado pressupõe uma estratégia dirigida a ganhar uma parcela de vendas significativa dentro de um subgrupo em uma categoria, ao invés de se buscar uma participação mais limitada de compras por usuários de todas as categorias.
ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO
Estratégias de segmentação são abordagens específicas de marketing disponíveis para uma empresa em relação ao segmento ou segmentos que ela pretende alcançar; quatro estratégias específicas de segmentação estão disponíveis:
Estratégia de Expansão de Segmentos de Mercado. Nessa abordagem, a empresa direciona um produto para vários segmentos do mercado, desse modo expandindo o mercado para seus produtos.
Estratégia de Segmentação Concentrada. Nessa abordagem, a empresa direciona um produto para um único segmento de mercado; também denominado de Marketing de Nicho.