A Linguagem da Arte
∙ Pra início de conversa.
Por que arte na escola? A maioria das pessoas não duvida da importância das aulas de matemática, português ou biologia, mas arte para quê ?
“... a arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber”. (Pág. 13)
“Tratar a arte como conhecimento é o ponto fundamental e condição indispensável para esse enfoque do ensino de arte, que vem sendo trabalhado há anos por muitos arte-educadores. Ensinar arte significa articular três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente.” (Pág. 13)
Quando fazemos um curso para nos apropriarmos de uma linguagem, entendermos, interpretarmos e darmos sentido à ela, acontece também com a arte, portanto se faz necessário, na escola, um espaço destinado à entender essa “língua” e à valorização e transmissão de sua importância tanto quanto à de qualquer outra disciplina, pois o entendimento trará ao aluno uma outra visão do mundo.
∙ A traição das imagens.
A nossa própria bagagem de vida é algo muito importante para entendermos a arte, somos seres históricos, possuimos experiências e conceitos construidos ao longo de nossa vida.
“... os teóricos que já lemos, os professores com os quais convivemos, colegas, familiares, amigos, personagens de filmes a que assistimos, enfim, todas as experiências que vivemos ou os conceitos que construímos influenciam nosso contato com o mundo.” (Pág. 20)
“Somos seres históricos. Nossa história pessoal e cultural está impregnada em nós.” (Pág. 21)
Quanto mais nos alimentarmos intelectualmente de livros, músicas, filmes e todo outra forma de cultura, mais interpretações teremos sobre a arte. A palavra mímese significa