Linguagens e arte
DIFERENTES VOZES DO ODYLO
A EMEIEF ODYLO Costa Filho, que tem em sua direção Sonia Silvério de Oliveira e no apoio pedagógico para o EJA I e II Maria Aparecida Rodrigues, privilegia o trabalho com projetos pedagógicos, pois entende que os mesmos enfatizam a pluralidade disciplinar e a diversidade cultural, que desperta a curiosidade e a atenção do aluno/a para o conhecimento e a cidadania, oportunizando a participação e o envolvimento de todos/as na escola e na sociedade.
Neste entendimento de atuar como uma escola democrática, inclusiva, participativa e agente do desenvolvimento sustentável, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos, o grupo de professores do EJA I e II do Odylo vem explorando os saberes da educação instigando seus alunos/as com os projetos “Redescobrindo Santo André” e “ .... São Paulo”. Atentos também ao cenário econômico atual do país e mediante uma prática pedagógica norteada pelos principios da pluralidade e da interdisciplinaridade, os professores vêm enriquecendo a prática pedagógica com estes projetos. A construção e o trabalho com os projetos, trouxe mais animação ao cotidiano da escola, aumentou o interesse pelo saber por parte dos alunos/as, percebe-se que eles/as estão construindo conhecimentos significativos e contextualizado com o seu cotidiano, observou a equipe de professores do Odylo. Paralelo ao projeto “Redescobrindo Santo André”, os alunos do EJA I orientados pela professora Denise de Santa Clara, desenvolveram em sala de aula, ap ós o passeio pelo 40º Salão de Arte Contemporânea no Paço Municipal de Santo André, uma atividade de “Letramento e Arte“, projeto elaborado e orientado pela professora, um trabalho que contempla a leitura e escrita com imagens.
Durante a “aula passeio”, o entusiasmo e o encantamento com as obras era visível nos alunos/as e professores/as. Muitos alunos/as,