Segmentação do mercado
Fonte: Sebrae
Uma empresa pode escolher qual tipo de público quer atender
Raramente uma empresa consegue satisfazer a todos num mercado. Nem todos gostam do mesmo refrigerante, quarto de hotel, restaurante, automóvel, faculdade, filme, etc. Sendo assim, os profissionais de marketing começam pela segmentação do mercado.
Os profissionais de marketing identificam e traçam o perfil de grupos distintos de compradores, que poderão preferir ou exigir produtos e compostos de marketing variáveis.
Segmentos de mercado podem ser identificados analisando as diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais existentes entre compradores.
A empresa decide que segmentos apresentam as maiores oportunidades – cujas necessidades a empresa pode atender de maneira superior. Para cada mercado-alvo escolhido, a empresa desenvolve uma oferta.
Antigamente, um mercado era um espaço físico onde compradores e vendedores se reuniam para trocar mercadorias.
Atualmente, os economistas descrevem o mercado como um conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto (o mercado habitacional ou o mercado de grãos).
Mas, para os profissionais de marketing, as empresas vendedoras representam os diferentes setores, e as compradoras, o mercado.
A segmentação pode ser feita seguindo algumas variáveis:
GEOGRÁFICA
- País
- Estado
- Cidade
- Microrregiões
DEMOGRÁFICAS
- Idade
- Sexo
- Educação
- Ocupação
- Renda
- Tamanho da família
- Tipo de habitação
CLASSE SOCIAL
Posição das pessoas dentro dos agrupamentos sócioeconômicos.
ESTILO DE VIDA
Grupamento das pessoas em função dos valores simbólicos atribuídos aos produtos que compram.
PSICOGRÁFICA
- Extrovertido
- Conservador
- Impulsivo
BENEFÍCIOS ESPERADOS
- Economia
- Qualidade
- Durabilidade
Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos num só mercado. Nem todos gostam do mesmo refrigerante, quarto de hotel,