Sedimentaçao
1. INTRODUÇÃO:
Na indústria química as partículas sólidas são uma presença quase constante, seja ao nível das matérias-primas ou dos produtos. Assim, existem processos de separação para lidar com a separação das partículas sólidas da fase contínua. Muitas vezes, esses mesmos processos, também se podem adaptar à separação de duas fases líquidas de densidades diferentes, uma das quais constitui a fase dispersa.
As operações de separação de partículas sólidas tem em comum o mecanismo de transferência de quantidade de movimento, e a escolha do equipamento de separação depende do tamanho e da concentração das partículas sólidas.
É o caso, por exemplo, das operações de: * Sedimentação; * Filtração; * Ciclonagem; * Elutriação; * Peneiração, etc.
Sedimentação é um processo de separação em que a mistura de dois líquidos ou de um sólido suspenso num líquido é deixada em repouso, sedimentação em batelada, ou adicionada continuamente no caso da sedimentação contínua. A fase mais densa, por ação da gravidade deposita-se no fundo do recipiente, ou seja, sedimenta.
As operações de sedimentação na indústria química podem ser efetuadas de forma contínua ou descontínua em equipamentos denominados decantadores ou sedimentadores. E as operações de sedimentação podem ser dividas em clarificação e espessamento. No espessamento o produto de interesse é o sólido e na clarificação, o produto de interesse é o líquido clarificado. O sedimentadores podem ser utilizados em diversos ramos industriais, tais como indústria automobilística, celulose e papel, têxtil, tendo como principal função a potabilização da água, separação de hidróxidos, lavadores de ar. Por exemplo, na indústria da mineração, os sedimentadores são utilizados com as seguintes finalidades: obtenção