Sedentarização Humana
A sedentarização é um processo pelo qual passa o homem, no sentido de que necessita menos deslocamentos e esforços físicos para conseguir o que é necessário para sua vida.
O homem do Paleolítico conhecia o uso do fogo, vivia da caça e da coleta.
Com o desenvolvimento do pensamento do homem, ele aprendeu a controlar de certa forma sua própria vida. De coletor e predador ele passou para produtor e domesticador de animais os quais o serviram como base de sustentação e alimentação para seu grupo e suas famílias.
Pouco a pouco ele foi aprendendo a cultivar e colher seus alimentos, a preparar o solo... Aumenta-se muito o grau de dependência entre os homens e com isso aumenta a união entre as famílias, aos poucos, tomam consciência que um depende do outro.
É o inicio do Período Neolítico e o processo de sedentarização do ser humano.
Desenvolvimento:
Período Neolítico (ou da Pedra Polida): nesse período o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais levam o homem a um processo de sedentarização. Aos poucos, surgem diversos centro de vida sedentária e independente em várias partes do mundo. Surgem as aldeias (em decorrência do crescimento populacional provocado pela descoberta da agricultura), a divisão do trabalho, a organização do poder político, o desenvolvimento da fala e de um sistema de defesa contra invasões das terras férteis.
Durante o neolítico, o maior estoque de alimentos permitiu que algumas comunidades crescessem. Em certos lugares, os homens passaram a derrubar árvores, e a preparar o terreno para o plantio. Para isso desenvolveram novas ferramentas. As mulheres se ocupavam da colheita.
O Aparecimento das Cidades e das Civilizações:
O sucesso da agricultura permitiu às populações se estabelecerem numa determinada área por longo período e isso resultou no aumento dos agrupamentos humanos. O sistema sedentário facilitou o crescimento da complexidade cultural, da