SEDENTARISMO
Índice
O que é o Sedentarismo?
Quais as causas do Sedentarismo?
Quais as consequências do Sedentarismo?
Como evitar o Sedentarismo?
Introdução
Hoje em dia é muito comum crianças e adolescentes substituírem atividades que requerem desgaste energético pelas brincadeiras automatizadas, como jogar videojogos, passar horas e horas na internet ou até mesmo em frente á televisão. Na maioria das vezes, essas atividades são praticadas consumindo alimentos pouco saudáveis, como salgados, bolachas recheadas, que possuem elevado teor de sal, colesterol e calorias, aumentando mais as hipóteses de obesidade.
Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as causas e consequências do sedentarismo na vida das pessoas.
O que é o Sedentarismo?
O sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividade física regular. Pode ser definido como prática de atividade física leve semanal inferior a 150 minutos, embora não esteja necessariamente associado à falta de atividade desportiva. O sedentarismo refere-se apenas à realização de atividades que não aumentam consideravelmente o gasto energético acima do nível de repouso, como dormir ou permanecer sentado em frente ao computador, por exemplo. Quais as causas do sedentarismo?
O sedentarismo é considerado uma grave doença que atingirá todos nós nos próximos anos. As causas para o sedentarismo está relacionado aos hábitos da vida moderna proporcionada pela evolução da tecnologia nos últimos anos. A cada dia mais pessoas substituem as atividades físicas do quotidiano como ir para o trabalho, escola, supermercado, fazer serviços domésticos e andar de bicicleta por tecnologias que reduzem o consumo energético do corpo. E é a partir deste conforto oferecido pela tecnologia que surge o sedentarismo.
Quais as consequências do sedentarismo? O sedentarismo traz problemas graves ao corpo, como :
Doenças cardiovasculares;
Osteoporose;
Diabetes;
Obesidade;
Cancro;
Colesterol alto;
Enfarto de miocárdio;