Secretariado executivo: profissão ou subprofissão?
8846 palavras
36 páginas
“E o Estado também existe na cabeça dos trabalhadores sob forma de direito subjetivo, de apego às conquistas sociais.”Pierre Bourdieu
CAPÍTULO 01 - . HISTÓRIA DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO
1.1. A saga das (os) Secretárias (os)
A profissão de secretária não tem sua origem muito conhecida. Através de pesquisas históricas, percebe-se que o “antepassado” mais próximo da secretária era o Escriba – profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio.
Nos remotos dias de Alexandre Magno, um secretário era “realmente” um secretário. Para levar a cabo este encargo, em 300 a . C. era necessário passar a noite em claro, entalhando uma tabuinha de cera com uma espátula e todo o dia seguinte retalhando o inimigo com uma espada. Esta era uma posição de prestígio – porém, perigosa – e, Alexandre Magno, unicamente em sua campanha na Ásia, perdeu quarenta e três secretários.
Quando o império Romano surgiu no seu ápice, os secretários trocaram suas espadas pelos deveres de simples escribas. Porém, os secretários, em sua maioria, eram escravos (o que explica a postura subalterna que permanece até os dias de hoje) e, suas condições de trabalho estavam longe de ser as ideais.
Na Idade Média viram-se os secretários novamente obrigados a lidar tanto com a espada como com a pena. No entanto, um grupo de escribas.
começou a combater astuciosamente este sistema. Adotando o hábito dos monges. Assim sendo, em meados do século XIV, 70% da classe secretarial originava-se no monastério , fato este nada surpreendente, pois naquela época os secretários eram todos homens.
A mulher passa a aturar como secretária de forma expressiva na Europa e nos Estados Unidos, a partir das duas guerras mundiais. Com a escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha e, com a estrutura industrial/empresarial desenvolvida, as empresas não tiveram outra alternativa , para manterem-se em