seca no sudeste
No presente trabalho o tema abordado será a “seca do sudeste” afim de explicar sobre a escassez de chuvas na região Sudeste do Brasil. Todos sabem a falta de a seca é um problema que atinge o Brasil a muito tempo , sobre tudo , em determinadas regiões , entretanto a parte mais atingida pela seca no país era a região nordeste , mas isto se considera pelo ultimos anos , contudo , neste ano a maior incidênsia de seca foi na região sudeste ,onde se encontra um dos maiores reservatórios de agua do Brasil e que esta com nível de armazenamento negativo .A escassez é apenas um dos motivos da crise de abastecimento do sistema Cantareira, de acordo com especialistas em gestão de recursos hídricos consultados pelo iG, que apontam a falta de planejamento de fontes alternativas e de investimento em medidas capazes de amenizar os efeitos da estiagem.
A Sabesp(Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nega falta de planejamento e atribui os recordes negativos de abastecimento do sistema a fatores climáticos inéditos nos últimos 84 anos. O Cantareira é responsável pelo abastecimento de cerca de 10 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.
Por fim , este é um breve esclarecimento do assunto , que será abordado no decorrer do desenvolvimento dessa pesquisa .
Desenvolvimento
Será que a escassez atual de água em diversos reservatórios da Região Sudeste, colocando em risco a geração de energia hidrelétrica e o abastecimento de água em várias cidades, é devida principalmente à falta de chuvas? O problema crucial não é a falta de chuva, e nem necessariamente as mudanças climáticas, mas sim a degradação de nossas bacias hidrográficas, que estão cada vez mais impermeabilizadas. O equilíbrio do ciclo hidrológico na natureza é fundamental para a produção sustentável de água doce, para o atendimento ao abastecimento de água, irrigação e geração de energia, bem como para o amortecimento das enchentes,