hhrfg
1301 palavras
6 páginas
Relatório 03: Gerenciamento de Memória Sabemos que os processos precisam utilizar parte da memoria do computador para que suas instruções possam ser lidas e executadas, além de espaço para armazenar os dados que serão manipulados. O Sistema Operacional precisa gerenciar a memoria disponível, pois com a evolução da tecnologia os processos tendem a evoluir também e utilizar toda a memoria disponível. Na verdade os sistemas operacionais possuem estratégias de gerenciamento não só para utilizar a memoria, mas também procuram utilizar de outras fontes de armazenamento como o HD e ate dispositivos removíveis, como os pen-drives, para suprir a necessidade de espaço de memoria dos usuários e seus programas.
1. Técnicas de Gerenciamento de Memória
O gerenciamento de memoria realizado pelo sistema operacional está diretamente voltado para o controle do hardware, conhecido como memoria RAM (Randon Access Memory – Memória de Acesso Aleatório). Os dados armazenados nessa memoria podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador. As características desses dispositivos de armazenamento são as seguintes: a velocidade de acesso, a capacidade de armazenamento, e o fato de conseguir ou não manter os dados gravados mesmo quando o computador é desligado.
Para relacionar essas características com os diversos dispositivos de armazenamento de dados, foi criada uma hierarquia para facilitar a nossa compreensão.
2. Técnica de Gerenciamento de Memoria Virtual
A memoria física recebe aquilo que o Windows considera essencial, como o próprio sistema operacional e as aplicações que o usuário estiver usando no momento. O restante, ou seja, aquilo que o Windows acredita que não será utilizado tão urgentemente fica na memória virtual.
Em outras palavras, a memoria virtual é um recurso essencial para o armazenamento de dados que não estão em uso, mas que devem ser recuperados com velocidade quando necessário. Essa memoria também é usada pelo sistema quando se