SEBRAE Sustentabilidade
No prédio do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, a iluminação natural está presente em todos o ambientes. Toda a fachada possui vidros, fazendo com que, ao longo do período de trabalho, sejam raras as ocasiões em que a iluminação artificial é acionada. Quando necessário, utiliza-se lâmpadas de alta eficiência energética, com led e luminárias individuais em cada mesa.
O centro de sustentabilidade SEBRAE é um centro de referencias para pequenos negócios, eles visam o conhecimento e técnicas inovadoras para ajudar os empresários a aumentar seus lucros e aos mesmo tempo minimizar os impactos no meio ambiente.
A visita técnica foi de estremas importância entre o conteúdo visto na em sala, com a praticas, assim vimos praticas de sustentabilidade em minimizar energia, Aproveitar a luz do sol é foi os princípios para a redução no consumo de energia e aumento da eficiência energética na suas empresa.com luminárias florescente, e com a construção do ambiente todo de vidro trazendo luz o aspectos de luz própria, assim o projeto foi criado tendo o formato de ocas de índios, a idéia de reaproveitar a água da chuva ajudou no insumo mais importante para a geração de bens e serviços, sua escassez aumenta custos, reduz a competitividade e compromete a produção, assim colocando a água em um deposito de 30.000 litros para o reaproveitamento da água.
Para controlar a entrada de luminosidade, a parte lateral do prédio possui um sistema de peças de alumínio tipo brises. Também conhecidos pela expressão francesa brise-soleil ("quebra sol"), os brises são elementos sombreadores.
No caso do CSS, os brises são controlados manualmente, abrem ou fecham conforme a incidência solar. Em locais de difícil acesso, há a opção do controle por computador.
Além de regular a luminosidade do ambiente, os brises ainda cumprem a função de fornecer privacidade ao ambiente interno, uma vez que bloqueia parte da visibilidade a partir do exterior do edifício.
Nos pequenos