se beber não dirija
Independentemente da polêmica causada em torno da nova lei – que dividiu opiniões no país, mas acabou ganhando apoio significativo da opinião pública –, o Brasil passa a ter uma das regras mais rigorosas do mundo no que diz respeito à relação álcool/volante, se igualando a países como Suécia e Noruega. A expectativa do governo federal é que, com a entrada em vigor da lei seca, o número de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados diminua no país, os quais, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) são os que mais provocam mortes.
Abordar os jovens motoristas com uma linguagem informal e divertida, onde voluntários também jovens promovem jogos de integração, distribuem brindes e materiais educativos. Assim funciona a campanha 'Nunca Dê Mole - se beber não dirija', idealizada pelo Governo do Estado por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito.
As ações da campanha são focadas para reduzir os riscos no trânsito em decorrência do abuso no consumo de álcool. Com o crescimento da frota capixaba em média de 7,36% ao ano e a busca intensa pelos balneários para curtir o verão, é cada vez mais importante a conscientização para os perigos da mistura bebida e direção.
Os índices de acidentes endossam a importância da campanha. No Espírito Santo, em 2008, jovens com idades entre 18 e 29 anos representaram 25% das vítimas fatais. Os acidentes ocorrem principalmente nos finais de semana, sendo 35% aos sábados e domingos.
A campanha 'Nunca Dê Mole' conta