Educação para o trânsito
Detran-PE realiza curso de Formação de Instrutor de Trânsito para professores estaduais
O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, estará implantando, a partir do mês de maio, o Programa Detran na Escola, mais uma ação pioneira de Pernambuco na área de educação no trânsito. A novidade é que, em parceria com a Secretaria de Educação, o Detran-PE vai promover o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico, que vai capacitar professores da rede estadual para o exercício da função (Instrutor de Trânsito) em instituições de Ensino Médio.
De 3 de maio a 3 de junho, 120 professores da rede pública serão capacitados em quatro polos: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Petrolina. O curso terá carga horária de 136 horas-aula, ministradas pelos técnicos da Coordenadoria de Educação do Detran-PE. Após a qualificação, os professores receberão o certificado de Instrutor de Trânsito e estarão aptos a transmitir aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, a formação teórico-técnica necessária para a 1ª habilitação, na própria escola, como atividade extracurricular.
A estimativa é de que cerca de dois mil alunos sejam beneficiados com o projeto. O candidato que possuir o certificado emitido pela escola, autenticado no Detran, poderá abrir seu processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Ele apenas fará as aulas práticas, a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, uma vez que já frequentou as aulas do curso teórico-técnico, no Ensino Médio, conforme a Resolução nº 265/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por meio do sistema Rede de Formação (REFOR), o Detran-PE cadastrará os estudantes e seus professores para que sejam registrados e acompanhados pela equipe de educação de trânsito.
No segundo semestre, o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico acontecerá em outros polos do Estado.
PERNAMBUCO. Departamento de Trânsito (DETRAN-PE).