SDVFA
857 palavras
4 páginas
A energia solar, por exemplo, é uma das alternativas mais viáveis para o Semiárido brasileiro, visto que as regiões semiáridas do Nordeste apresentam uma média diária de aproximadamente 8 horas de irradiação solar, o que corresponde a um potencial de cerca de 5800 Wh/m2.dia, segundo a ANEEL.
Além disso, as variações sazonais do Nordeste brasileiro são menores, o que resulta em importantes vantagens técnicas e econômicas para os sistemas solares instalados na região, já que assim a geração de energia pode se manter estável ao longo de todo o ano
Para o diretor da Braxenergy, empresa pioneira no desenvolvimento e pesquisa da fonte solar no Brasil, Luis Alberto Carneiro, dois fatores levaram o governo a permitir a participação da fonte solar nos leilões realizados pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE, ligada ao Ministério das Minas e Energia. Um deles é a forte queda dos preços internacionais dos equipamentos para geração de energia solar, aliada à seca na região nordeste.
O valor máximo de irradiação global – 6,5kWh/m2 - ocorre no norte do estado da Bahia, próximo à fronteira com o estado do Piauí.
Além disso, o estado foi destaque com a implantação do projeto Pituaçu Solar, que tornou o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) a primeira arena esportiva com energia solar na América Latina, autossuficiente na produção de energia.
Apresenta um exemplo de sistema flutuante de bombeamento de agua para irrigação, instalado no açude rio dos peixes, município de capim grosso- BA. O sistema é formado por 16 painéis M55 da Siemens e uma bomba centrífuga de superfície Mc Donald de 1 HP DC. Em época de cheia, o sistema fica a 15 m da margem do açude e bombeia água a uma distância de 350 m, com vazão de 12 m3 por dia.
Por outro lado, o mês com a maior entrada de energia foi novembro, com uma média de 9,14 horas de insolação e uma radiação média de 225,3 W/m² por irradiação direta (Figura 6), o que equivale aproximadamente a 2618,96 Watts/hora para