Sdfv
Com uma superfície de 265 km2 e cerca de 24.271 habitantes, o concelho de Porto de Mós insere-se numa sub-região densamente povoada, onde a evolução demográfica tem sido marcada, desde 1940, pelo progressivo crescimento demográfico, situando-se, no último registo, nos 92 hab./km2. Este valor confere-lhe um índice de ocupação inferior à média da sub-região em que se insere, que era, em março de 2001, de 144 hab./km2.
No que se refere à estrutura etária, e apesar de Porto de Mós ter ainda uma importante percentagem de jovens (muito próxima da registada pela sub-região Pinhal Litoral), o concelho não é indiferente ao processo de envelhecimento da população que caracteriza a área em que se insere e, de um modo geral, todo o país. Verifica-se, pois, que desde os anos 80, a população mais idosa está a aumentar e a população jovem a registar um decréscimo significativo.
Os dados estatísticos apresentados nos links abaixo foram disponibilizados pelo gabinete de Serviço de Informação Geográfica da Câmara Municipal de Porto de Mós, e têm como fonte o Instituto Nacional de Estatística e os Censos de 2001. http://www.municipio-portodemos.pt/page.aspx?id=106 O Concelho de Porto de Mós, à semelhança da maioria dos concelhos do Pinhal
Litoral, registou entre 1940 e 2001 um crescimento populacional progressivo, apenas se registou uma inflexão do crescimento populacional na década de 60/70 enquadrada num contexto sócio-económico como o conflito colonial, a migração para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e a emigração para os países do centro da Europa, apresentando entre 1970 e 1980 sinais de recuperação demográfica evidenciados nas décadas seguintes. No entanto na década de 90, apesar do concelho continuar a aumentar o seu efectivo populacional, emerge um sinal de abrandamento do ritmo de crescimento consubstanciado num aumento de apenas 4% entre 1991 e 2001 (mais 928 indivíduos).
[pic]
Como se pode observar no quadro