SDFV
O Psion Series 5, possuía um processador ARM7100 de apenas 18.4 Mhz, 8MB de memória SRAM, usada para armazenamento e instalação de programas, podia expandir a memória através de cartões Compact Flash de até 128 MB e funcionava com duas pilhas AA que resistiam a ate 30 horas de uso contínuo, possuía uma bateria de backup, como as de agenda eletrônicas para preservar os dados durante as trocas de pilhas.
Ele se tornou o preferido entre engenheiros, médicos e profissionais em geral, pois permitia trabalhar confortavelmente por longos períodos devido ao seu teclado que deslisava quando aberto, substituindo um notebook. Entre os aplicativos instalados, estavam um processador de textos, planília, gerenciador de contatos, agenda, calculadora, leitor de e-mails e navegador, que podiam ser usados caso você comprasse o modem serial. Em termos de hardware, ele era bastante modesto, a começar pelo processador.
O grande destaque era o sistema operacional, que aproveitava muito bem os poucos recursos de hardware mas rodava com um desempenho surpreendente. O psion 5 foi seguidos pelo Psion Series 5 MX, Psion Revo e Psion Series 7 (Com tela colorida), mas como nenhuma fez muito sucesso, a empresa descontinuou com a linha em 2000. Porém o EPOC sobreviveu, dando origem ao Symbian OS.
Leia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/outros_sistemas/sistema_operacional_symbian_os#ixzz2bERC6ypR