sdasdasd
Fundamentação Teórica
Esta atividade laboratorial tem os seguintes objetivos: relacionar a velocidade de saída com a altura a que a esfera é lançada e relacionar a velocidade de saída da esfera da calha e o seu alcance.
Durante a realização da experiencia, fizemos as medições das grandezas que permitiram determinar a velocidade de saída da esfera da calha ( ) e o seu alcance. Também era fundamental verificar, através do teorema da conservação da energia mecânica, se havia perda de energia (energia dissipada).
O lançamento horizontal da esfera pode ser descrito como a composição de dois movimentos em simultâneo (fig.1):
-O movimento segundo a vertical é uniformemente acelerado, porque a força resultante segundo a vertical é não-nula: força
-O movimento segundo a horizontal é retilíneo uniforme, porque a resultante das forças que atuam segundo a direção horizontal é nula, logo a velocidade mantêm-se constante.
Conclusão:
Sabemos que a energia mecânica é a soma entre a energia cinética e a potencial gravítica
1 , logo quando um corpo está a uma determinada altura vai possuir uma determinada , mas quando atinge o solo essa energia vai transformar-se em . Contudo os valores da experiência feita, não coincidem com os valores teóricos devido às forças de atrito que nós desprezamos.
Como o objetivo desta experiência era então relacionar o alcance com a velocidade e a altura a que o projétil era lançado, verificamos que quanto maior a altura, maior a velocidade adquirida, logo o alcance irá ser maior. Assim o alcance irá diminuir quanto menor a altura da calha. Igualmente, a distância da caixa de areia à calha nunca vai ser inferior à altura máxima da calha.