Sdac
SISTEMAS DIGITAIS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Índice
INTRODUÇÃO 3 COMPARADORES 4 CODIFICADORES 5 A) CODIFICADORES COM PRIORIDADE: 5 B) CODIFICADORES SEM PRIORIDADE 6 CONVERSORES 7 MULTIPLEXERS 9 DESMULTIPLEXERS 11
INTRODUÇÃO
Os circuitos combinatórios, por definição, são circuitos cujo valor lógico das suas saídas depende exclusivamente do valor lógico das suas entradas. Com o aumento da complexidade exigida por alguns projectos, houve necessidade de integrar em circuitos únicos, alguns circuitos combinatórios cujas funções por eles realizadas são muito proveitosas na simplificação desses projectos. Esses circuitos implementara funções usuais em projecto de sistemas digitais e vamos abordar neste capítulo do nosso estudo os que considero mais didácticos e mais importantes. São eles o multiplexer, o demultiplexer, o decoder, o enconder, o comparador e o descodificador BCD-7 segmentos. Todos estes circuitos são implementados segundo as técnicas abordadas no capitulo da Álgebra de Boole pelo que não vou aqui referir como se projectaram estes circuitos, mas sim estudar o funcionamento de cada um deles e descrever situações onde eles se podem aplicar.
| | | | | |
COMPARADORES
Este circuito, tal como o nome indica, faz a comparação entre dois valores binários. A versão que vamos analisar, compara dois valores de quatro bits cada um, como se mostra na figura seguinte:
Como se pode observar, este circuito tem as entradas A0 ... A3 e B0 ... B3, que são os valores binários a comparar. Coloca três saídas disponíveis, A < B, A = B e A > B, activando urna e uma só destas saídas consoante o valor colocado em A seja menor, igual ou maior que o valor colocado em B.
As entradas A < B, A = B e A > B, servem para efectuar a concatenação de circuitos destes, para se realizar módulos comparadores de valores com mais bits.
Se se pretender usar um único circuito destes (caso de se