SD- Contadores
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e circuitos integrados complexos, como processadores e microcontroladores. que são projetados usando várias portas logicas. Existem vários tipos de portas lógicas, tendo como principais as portas AND, OR e a inversora, que foi a estudada no experimento.
As portas lógicas são acopladas em cápsulas chamadas CI’s (circuitos integrados). Em cada CI há mais de uma porta lógica interna, como é mostrado na figura 1. O CI usado no experimento foi o 74LS04, que tem sua construção interna também mostrada na figura 1.
Figura 1: Representação da porta 74LS04 (inversora). Como sabemos, em eletrônica digital é utilizado o sistema binário, onde são permitidos apenas dois números, chamados níveis lógicos, que são 0 e 1. O nível 0 representa uma tensão de 0V e o nível 1 representa uma tensão de 5V. A porta inversora nada mais faz do que inverter o nível lógico de entrada. Se for inserido o nível 0 em sua entrada, em sua saída teremos nível lógico 1. De forma análoga, se colocarmos nível lógico 1 em sua entrada, na saída haverá o nível lógico 0. A simbologia da porta inversora pode ser vista na figura 2.
Figura 2: Símbolo da porta inversora.
A tabela verdade dessa porta pode ser vista na tabela 1.
A - Entrada Y - Saída
0 1
1 0
Tabela 1 – Tabela verdade da porta inversora.
OBJETIVOS
O objetivo do experimento visa o estudo do funcionamento da porta inversora aplicando diferentes níveis de tensão em sua entrada e analisando sua saída, e das características e parâmetros do CI 74LS04. Também será analisada a curva de tensão do CI, assim analisando que ele não é ideal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PARTE EXPERIMENTAL
Primeiramente, foram consultados os parâmetros do CI 7404 em seu datasheet e anotados na tabela abaixo
Parâmetro Min. Típico Máx Unidade
VOH 2,4 3,4 V
VOL 0,2 0,4 V
VIH 2 V
VIL 0,8 V
IIH 1 mA
IIL -1,6 mA
IOH