Scan 12340001
661 palavras
3 páginas
Problemas demográficos actuaisOs problemas demográficos que afectam o nosso país são vários e cada um de nós, cidadãos moçambicanos, a cada momento, deverá pensar e trabalhar no sentido de minimizá-los. Vamos de seguida referir os que mais preocupam o governo e os cidadãos em geral.
Educação
No que diz respeito ao sector da educação, de acordo com as Estatísticas e Indicadores Sociais de 2008 do INE, ainda existe em Moçambique um número considerável de analfabetos. No entanto, a tendência é para diminuir à medida que, com o avançar dos anos, as medidas de alfabetização se vão consolidando e novos esforços e progressos vão sendo feitos. Comparada com os anos imediatamente posteriores à guerra, já se nota evolução positiva da taxa de alfabetização.
Vejamos:
Em 1997 a taxa de alfabetização era para os homens de 55,4% e para as mulheres de 25,9%. Em 2003, apesar de continuar a existir uma grande diferença entre homens (63,3%) e mulheres (32%), a taxa de alfabetização aumentou consideravelmente.
Note-se que, em 1980, cinco anos após a independência nacional, a taxa de homens e mulheres alfabetizados era apenas de 28%.
Desemprego
O desemprego é um problema que aflige gravemente a sociedade em geral e o governo em particular. Assiste-se actualmente, em Moçambique, à invasão das cidades por grande número de cidadãos que aí procuram emprego nas fábricas e serviços, e que aí permanecem mesmo quando não são bem-sucedidos. Este facto tem vindo a fazer aumentar o subgrupo populacional de marginais e tem feito disparar os números da criminalidade. Segundo os últimos dados disponíveis (IFTRAB, 2004/2005), a taxa total de desemprego em Moçambique, entre os maiores de 15 anos, é de 18,7%.
Habitação
Neste campo, e para além do problema estrutural de carência e de necessidade de melhoria geral de condições de habitabilidade das habitações, um dos problemas mais urgentes com que o nosso país se debate prende-se com o tipo e falta de robustez dos materiais utilizados na